Como muitos estudantes não conseguem pagar a renda, têm de trabalhar além de estudar. Enquanto muitos estudantes podem receber o BAföG (o apoio estatal alemão aos estudantes) ou dispõem de uma almofada financeira, há também uma fração que tem de trabalhar em paralelo. De facto, fala-se aqui de 2/3 de todos os estudantes. Por isso foi introduzido o Werkstudent (estudante trabalhador, figura do direito laboral alemão). Durante o período letivo, um estudante pode aqui trabalhar até 20 horas e, nas férias do semestre, pode até trabalhar a tempo inteiro. Mas nem todos o podem fazer; para que nem todos trabalhem aqui, existem determinados requisitos para se poder trabalhar como Werkstudent. Para ficar com uma visão geral, elaborámos esta lista:

  • É preciso estar matriculado numa instituição de ensino superior
  • Não estar acima do 25.º semestre de curso
  • Ainda não se pode ter concluído um diploma do ensino superior
  • O estudante não pode estar num semestre de suspensão

Horas de Werkstudent e privilégios

As horas de Werkstudent não diferem apenas das de um trabalhador normal; este tem também determinados privilégios. Em comparação com um mini-emprego normal, o estudante, em regra, num emprego de 450 euros durante o período letivo, não tem de pagar contribuições para as pensões nem para o seguro de saúde. Quem ultrapassar mensalmente o limite de 450 euros tem de pagar contribuições para o seguro de pensões e imposto sobre salários.

Horas de Werkstudent e os impostos que se pagam

Segundo a lei, um Werkstudent é considerado um trabalhador normal, o que naturalmente significa também que o estudante está sujeito a impostos. Consoante o rendimento, é preciso pagar imposto em conformidade. Quanto se tem de pagar no final de contas depende também, naturalmente, das horas que o estudante trabalha. Além disso, a classe fiscal tem um papel: se o estudante for solteiro, separado ou viúvo, é enquadrado na classe fiscal 1. Se o estudante for casado, é enquadrado na classe fiscal 4. Como já referido, consoante o salário, tem de ser pago um certo montante para o seguro de pensões. Para isso, elaborámos igualmente um resumo:

  • Com um montante de 450 euros por mês, não há contribuições
  • De 451 a 850 euros por mês, são descontados 5 % a 21 % do salário bruto
  • A partir de 850 euros, são descontados 9,45 % por mês do salário bruto

O limite total de isenção fiscal é, segundo os dados de 2019, de 9168 euros. Quanto o estudante acaba por ganhar depende das horas de Werkstudent que trabalha e do próprio salário por hora. O salário por hora de um Werkstudent situa-se, em regra, entre 12 e 15 euros. Isto varia de empresa para empresa e consoante a posição que o próprio estudante venha a ocupar na empresa.