Quem não dispõe de segurança financeira graças a trabalho anterior ou à ajuda dos pais tem a possibilidade de pedir o BAföG (o apoio estatal alemão aos estudantes) ou de procurar um emprego. De facto, nem todos os estudantes podem receber o BAföG, por determinados motivos; por isso, para poderem pagar a renda, têm de procurar um emprego. É aqui que entra o emprego de Werkstudent (estudante trabalhador, figura do direito laboral alemão). Um Werkstudent trabalha até 20 horas por semana durante o período letivo e, nas férias do semestre, o horário aumenta para tempo inteiro, ou seja, cerca de 40 horas por semana. O que há de especial num emprego de Werkstudent são certos privilégios que um trabalhador normal não tem. No entanto, existem também alguns requisitos para, sequer, se poder tornar Werkstudent. Consoante o salário, é preciso ter atenção ao imposto sobre salários do Werkstudent.

  • Estar matriculado numa instituição de ensino superior
  • Não se pode ultrapassar o 25.º semestre de curso
  • O estudante não pode estar num semestre de suspensão
  • Não pode existir um diploma do ensino superior

Imposto sobre salários do Werkstudent, impostos e remuneração

Como já referido, um estudante trabalha até 20 horas durante o período letivo e a tempo inteiro nas férias do semestre. Durante as aulas chega-se, assim, aos 450 euros mensais e, nas férias do semestre, a cerca de 1080 euros. Em que medida isto tem de ser tributado depende sempre do valor total no ano. Mas também o imposto sobre salários do Werkstudent pode ser reduzido. Tal como na vida profissional normal, a classe fiscal desempenha aqui um papel importante. Quem é solteiro, vive separado ou é viúvo está na classe fiscal 1. Quem, pelo contrário, é casado recebe a classe fiscal 4 e pode assim poupar em impostos. Quanto ao salário por hora, fala-se de aproximadamente 12 a 15 euros por hora.

Imposto sobre salários do Werkstudent, seguros

A forma como um Werkstudent se tem de segurar é semelhante à dos impostos. Consoante o que o estudante ganha, tem também de se segurar. Se o rendimento mensal for de até 450 euros, o estudante continua coberto pelo seguro familiar. Assim que ultrapassar os 450 euros, não só está sujeito ao imposto sobre salários, como também tem de contribuir para o seguro de pensões. Para ter a certeza, sente-se com o serviço competente e calcule o seu salário mensal e também o de um ano inteiro. Caso contrário, pode ter uma má surpresa, por exemplo, em matéria de impostos. É preferível pagar impostos a mais e recebê-los de volta do que pagar de menos e ter de os pagar depois, com retroativos.